João Fausto da Silva

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Fausto
Informações pessoais
Nome completo João Fausto da Silva
Data de nasc. 08 de março de 1956
Local de nasc. Santa Maria-MG , Brasil
Apelido(s) Fausto
Informações profissionais
Clube atual aposentado
Último clube Atlético (1974)
Posição Meio-campo
Revelado por Valério-MG (1972)
Princ. clubes Valério e Atlético.
Total de jogos pelo Galo
Jogos 58
Gols 5
Estreia CAM 2 x 1 Vasco-RJ - 18/11/1973
Último jogo CAM 4 x 0 Caldense-MG - 27/11/1974
Vitórias 37
Empates 13
Derrotas 8
Atualizado em 07 de março de 2010


Biografia

João Fausto da Silva, mais conhecido como Fausto, atuou no Atlético nos anos de 1973 e 1974. Com a camisa alvinegra, o ex-jogador fez 58 jogos e marcou 5 gols.

Iniciou sua carreira nas categorias inferiores do Rodoviário e do São Cristóvão, ambos de Itabira. Seu futebol despertou o interesse de dirigentes do Valério-MG, que o levaram para o juvenil do clube, onde chegou em fevereiro de 1971, então com 15 anos. Jogador de grande destaque e prodígio, Fausto profissionalizou-se um ano depois, com 16 anos. Disputou o Campeonato Mineiro daquele ano pelo Valério-MG. "Me sobressaí nos jogos contra as grandes equipes da Capital, fazendo com que todos eles procurassem obter informações sobre mim." Disse o jogador.

Revelado pelo Valério-MG, foi logo transferido para o Galo. Fausto despertou a atenção do técnico Telê Santana. A diretoria atleticana o contratou por empréstimo para a disputa do Torneio Taça São Paulo de Júniores e seu passe foi estipulado em Cr$300 mil. Encerrado o torneio, Fausto retornou ao Valério-MG com a promessa que se o clube abaixasse o valor de seu passe, o Atlético o compraria.

A diretoria do Valério acabou abaixando a proposta para Cr$ 150mil e o jogador foi comprado pelo Galo. Inicialmente, desenvolveu uma grande amizade com o jogador Reinaldo, que também estava chegando no clube alvinegro.

Com um estilo clássico de jogo, Fausto atuava mais com desarme e armação do que com finalizações. Mas isso não o impediu de marcar importantes gols. Passou a ser titular da equipe após o então titular, Campos, ter sido suspenso por denúncias de dopping.

Considerado por uma junta médica incapacitado de jogar futebol, devido a problemas cardíacos. Encerrou prematuramente sua carreira aos 18 anos de idade, tornando-se um caso raro, por ser um dos primeiros jogadores a se aposentar em pleno desempenho de suas atividades.

O problema de saúde de Fausto foi constatado em 1975, numa bateria de exames de rotina normalmente feitos pelos clubes, após o retorno de férias de fim de ano. O resultado de seu eletrocardiograma apresentou algumas alterações cardiológicos. Decidiram então que Fausto deveria se submeter a exames mais rigorosos. Médicos chegaram à conclusão que o jogador tinha um bloqueio de ramo direito e foi detectado Machado Guerreiro positivo, referindo-se à doença de Chagas.

Com riscos de sofrer parada cardíaca a qualquer momento, foi então afastado pela diretoria do Atlético.

Com o passar dos anos, Fausto desafiou a medicina e continuou a jogar futebol em times amadores, chegando a ser um dos destaques da equipe de masters do Ferro-Brasileiro, de Caeté, aos 38 anos de idade.

Ficha Técnica

Nome: João Fausto da Silva
Posição: Meio-campo
Data de Nascimento: 08 de março de 1956
Local: Santa Maria-MG

Carreira

Valério-MG - 1972/1973
Atlético - 1973/1974

Partidas Disputadas

Ano 1973

Ano 1974

Títulos