Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital

Página principal

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Estrela01.png

Logo Copa Libertadores da America.png

Pela sexta vez em sua história, o Atlético participa da Copa Libertadores. Na edição de 2013, o clube sagrou-se campeão após vitórias épicas contra Olimpia, Newell's Old Boys e Tijuana. Nas demais edições, o Galo teve como melhor campanha em 1978, quando terminou em 5° lugar.

Neste ano, o Atlético conta mais da metade de atletas inscritos que foram campeões na última edição e buscam o bicampeonato. Na primeira fase, os adversários são: Zamora da Venezuela, Nacional do Paraguai e Santa Fe da Colômbia. O atacante tem a oportunidade se tornar o maior artilheiro da história do Atlético em Libertadores. Com 8 gols, está a 2 de ultrapassar o ex-camisa 7 Guilherme, que marcou 9 gols na edição de 2000.

Para saber um pouco mais da edição de 2014, clique aqui.

Neste Dia.png

17 de abril: Dia do hemofílico

Principais Jogos...

Nasceram nesse dia...

  • 1928 - Martim Francisco, técnico de futebol que comandou o Atlético nas temporadas 1953/54. Esteve a frente do clube em 55 jogos e foi sucedido por Abdo Borges.

Morreram nesse dia...

Eventos...

  • 1904 - Fundação do Bangu Atlético Clube, tradicional equipe brasileira de futebol. Tem sede no Estado do Rio de Janeiro e seu mascote é um castor.
20100224 Obina
Obina marca de pênalti o 5° gol do jogo. Crédito: Sabrina Soares - Jornal A Gazeta.

No dia 24 de fevereiro de 2010, o Atlético iniciava sua campanha na Copa do Brasil jogando longe de sua torcida. Desconhecido de muitos, o adversário era o Juventus do Acre. Com uma noite iluminada, o atacante Obina balançou as redes do adversário por cinco vezes, quebrando um tabu de 19 anos que um jogador do Clube não fazia este feito. Além disso, Diego Tardelli e Marques ainda fecharam a goleada do Galo: 7 a 0. O resultado foi uma das maiores goleadas aplicadas pelo Atlético nas edições de Copa do Brasil.

LogoTVGalo.png
TV Galo

O Atlético realizou o sonho da Massa e conquistou, de forma heroica, a Taça Libertadores da América de 2013, na noite desta quarta-feira (24/07/2013), no Mineirão, em Belo Horizonte.
O título veio com vitórias por 2 a 0 no tempo normal, gols de Jô e Leonardo Silva, e 4 a 3 na decisão por pênaltis, gols de Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo Silva, depois de empate sem gols na prorrogação.
Com a conquista da Libertadores, o Galo será o representante da Conmebol no Campeonato Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado de 11 a 21 de dezembro, no Marrocos.
Dono da melhor campanha ao longo de toda a competição, o Atlético teve o ataque mais positivo da Libertadores, com 29 gols, e o artilheiro, Jô, com sete gols.
A campanha do campeão foi épica e começou com grande vitória sobre o São Paulo, no Independência, por 2 a 1. Em seguida, goleada sobre o Arsenal, com invasão da torcida atleticana em Sarandi (ARG).
Na terceira rodada da fase de grupos, vitória por 2 a 1 sobre o The Strongest, na Bolívia, mesmo placar da rodada seguinte, em Belo Horizonte.
Já na 5ª rodada, o Galo aplicou nova goleada por 5 a 2 sobre os argentinos do Arsenal, desta vez na Arena Independência.
Na 6ª rodada, já garantido como o 1º colocado geral da fase de grupos, o Atlético perdeu por 2 a 0 para o São Paulo, no Morumbi.
Veio a fase oitavas de final e o Galo eliminou o São Paulo com duas vitórias: 2 a 1 no Morumbi e 4 a 1 em Belo Horizonte.
Nas quartas de final, depois do empate por 2 a 2 com o Tijuana, no jogo de ida, no México, o Atlético empatava por 1 a 1 no Independência quando o árbitro assinalou pênalti para o Tijuana. Victor fez defesa milagrosa com os pés e acabou com o pânico que tomara conta da Massa.
Na semifinal, a derrota por 2 a 0 para o Newell's Old Boys, em Rosário, na Argentina, foi devolvida na partida de volta, com gol de Guilherme nos minutos finais. Na decisão por pênaltis, brilharam as estrelas de Alecsandro, Guilherme, Ronaldinho e, mais uma vez, Victor.

Relógio.png

➜ Na luta pelo bi, Galo empata em Bogotá e garante classificação. leia
➜ Jogadores valorizam empate e classificação. leia
➜ Ministro do Esporte se impressiona em visita à Cidade do Galo. leia
NOTA OFICIALleia
Autuori relaciona 21 atletas para a viagem à Colômbia. leia
➜ Atlético homenageia Victor pelos 100 jogos com a camisa alvinegra. leia
➜ Em busca do tri, Galo avança para a decisão do Campeonato Mineiro. leia
Ronaldinho comemora recuperação. leia
➜ Atlético é pentacampeão do Torneio Future Champions. leia
➜ Torcida faz festa pelos 106 anos do Atlético. leia
➜ Nova camisa já está à venda nas Lojas do Galo. leia
➜ FIFA parabeniza o Atlético: “Grandeza que vai além dos troféus”. leia
➜ Atlético pressiona e mantém liderança isolada com empate. leia
➜ CBF divulga tabela detalhada até a 9ª rodada do Brasileiro. leia

Everton
Everton em foto de escalação do Atlético.

Natural de Florestópolis, interior do Estado do Paraná, Everton Nogueira iniciou sua carreira no futebol no Londrina, clube da cidade que leva o mesmo nome. Por lá permaneceu por alguns anos, até dar um salto em sua carreira e defender grandes do futebol paulista: São Paulo e Guarani. Em 1984, chegou ao Atlético, clube no qual se tornou ídolo em tão pouco tempo. Com muito oportunismo e chutes certeiros, entrou para a galeria de grandes artilheiros alvinegros. Com 198 jogos pelo Galo, marcou 92 gols e conquistou três torneios. Em um jogo diante do Treze da Paraíba no Mineirão, Everton marcou um dos gols mais bonitos da história centenária atleticana. Após cobrança de escanteio do ponta Éder Aleixo, o ex-atacante pegou de primeira na entrada da meia-lua e acertou o ângulo adversário. Para saber mais sobre a história de Everton e deste lindo gol, clique aqui.

CAMxX.png
Confira aqui os próximos confrontos do Atlético na temporada:
Motivo Data Horário Time 1 X Time 2
Mineiro 06/04/2014 16h Atlético x Cruzeiro
Libertadores 10/04/2014 17h30 Atlético x Zamora
Mineiro 13/04/2014 16h Cruzeiro x Atlético
Brasileiro 20/04/2014 16h Atlético x Corinthians
Sabia que.gif
➜ O atacante Reinaldo possui a melhor média de gols de um artilheiro do Campeonato Brasileiro. Em 1977, o ex-jogador marcou 28 gols em 18 jogos, média de 1,55 por partida.

➜ O Atlético é o único clube de Minas Gerais a disputar uma competição profissional organizada pela FIFA.
➜ No dia da morte de seu pai, o atacante Ubaldo pediu para atuar em um clássico mineiro. O Galo bateu o Cruzeiro naquela ocasião.
Ronaldinho Gaúcho é o único jogador do planeta a conquistar: Copa do Mundo, UEFA Champions League, Copa Libertadores da América e o troféu de melhor jogador do mundo.

Arroba.png
Redes Sociais
Twitter.png



Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail contato@galodigital.com.br
ABC.png
Créditos

Colaboradores do Galo Digital:

Indice.png

FutebolPictograma.png Personagens Alvinegros

AtletasPresidentes do ClubeTreinadoresDirigentesConselheirosFundadoresFuncionáriosAtleticanos IlustresPresidentes do Conselho

Livros.png
Galorabilia

DocumentosImpressosMaterial EsportivoIngressosVídeoÁudios

LogoCentenario.jpg História

Anuário AlvinegroNotas CronológicasPartidas HistóricasPaixãoPioneirismoRecordesTorcidaCentenário

SimboloAtual50.gif
Patrimônio

EstádiosSímbolosTorcida AlvinegraArquivo CentralCidade do GaloDiamond MallHinoLabaredaSede de LourdesVila Olímpica

CBFLogo40.png
Futebol Profissional - Temporada 2014

Campeonato MineiroCopa LibertadoresCopa do BrasilCampeonato BrasileiroRecopa Sul-AmericanaCategorias de Base

VôleiPictograma.png
Modalidades Esportivas

FutebolFutsalVôleiHandebolAtletismoBochaNataçãoTênis de MesaOutros Esportes

Conmebol Taça.png
Títulos

Brasileiro 1971Libertadores 2013Conmebol 1992Conmebol 1997Campeonatos MineirosCampeão do GeloCampeão dos Campeões 1936Lista de todos os títulos

LogoTVGalo.png Associações e Projetos Alvinegros

Centro Atleticano de MemóriaAmigos do GaloTV GaloGalo Digital

Bola de Futebol.png
Confrontos - Futebol Profissional

América MineiroCruzeiroVilla NovaBotafogoFlamengoFluminenseVascoCorinthiansPalmeirasSantosSão PauloInternacionalGrêmioPaísesTodos os demais adversários

Meio-Campo.png
Estádios - Confrontos Futebol Profissional

MineirãoIndependênciaMaracanãMorumbiEngenhãoPacaembuOlímpicoParque AntárticaBeira-RioSão JanuárioCastor CifuentesIpatingãoVila BelmiroLista de Estádios





Whos here now:   Members 0   Guests 0   Bots & Crawlers 2
 
Ferramentas pessoais
Apoio:
Seven Internet