João Leite da Silva Neto: mudanças entre as edições

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
== Biografia ==
== Biografia ==
João Leite da Silva Neto, mais conhecido como '''João Leite''', é um dos maiores ídolos da história alvinegra. O ex-goleiro foi o jogador que mais atuou pelo clube, através de 684 partidas. Além disso, possui o recorde de títulos mineiros: venceu 10 vezes o campeonato estadual, além de participar da conquista da [[Copa Conmebol 1992|Copa Conmebol de 1992]].<br><br> João Leite é filho do ex-policial Waldemar Leite e da dona de casa Geralda Leite. Evangélico, ganhou o apelido de ''"Arqueiro de Deus"''. Formado pelas categorias de base do [[Galo]], estreiou a camisa 1 em [[1976]] substituindo [[Miguel Angel Ortiz|Ortiz]]. Chamou a atenção por sua tranquilidade e ótima colocação em baixo das traves. Bacharel em História, foi um dos fundadores do ministério "Atletas de Cristo", fundado em [[1979]], onde esportistas se reúnem e participam de eventos, que ligam religião e esporte, em várias sedes espalhadas pelo Brasil e por muitos outros países do mundo. ''"Começou pequeno, um grupo pequeno de seguidores e depois foi ganhando força"'', explicou o ex-goleiro. Costumava entrar em campo carregando uma bíblia e entregar a algum jogador, adversário ou não. Atitudes como esta, lhe rendeu o apelido ''"Goleiro de Deus"''.<br><br> Além de defender o gol do [[Galo]], João Leite defendeu também o [[América-MG|América]] mineiro e o Vitória de Guimarães, de Portugal.<br><br> Após aposentar as chuteiras, João Leite ingressou na vida política. Foi vereador em Belo Horizonte ([[1993]]/[[1994|94]]), secretário municipal de Esportes, ([[1993]]/[[1994|94]]), secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes ([[2003]]/[[2004|04]]) e idealizador dos projetos "Campos de Luz" e "Casas Lares". Autor dos projetos de lei de Incentivo ao Esporte, de criação do Conselho Estadual do Idoso, e de proibição de fumar em espaços públicos fechados no Estado, todos transformados em normas jurídicas.
João Leite da Silva Neto, mais conhecido como '''João Leite''', é um dos maiores ídolos da história alvinegra. O ex-goleiro foi o jogador que mais atuou pelo clube, através de 684 partidas, entre [[1976]] e [[1989]], além de ter se aposentado em [[1992]], ao término de sua segunda passagem pelo [[Galo]]. Além disso, possui o recorde de títulos mineiros: venceu 10 vezes o campeonato estadual, além de participar da conquista da [[Copa Conmebol 1992|Copa Conmebol de 1992]].<br><br> João Leite é filho do ex-policial Waldemar Leite e da dona de casa Geralda Leite. Evangélico, ganhou o apelido de ''"Arqueiro de Deus"''. Formado pelas categorias de base do [[Galo]], estreiou a camisa 1 em [[1976]] substituindo [[Miguel Angel Ortiz|Ortiz]]. Chamou a atenção por sua tranquilidade e ótima colocação em baixo das traves. Bacharel em História, foi um dos fundadores do ministério "Atletas de Cristo", fundado em [[1979]], onde esportistas se reúnem e participam de eventos, que ligam religião e esporte, em várias sedes espalhadas pelo Brasil e por muitos outros países do mundo. ''"Começou pequeno, um grupo pequeno de seguidores e depois foi ganhando força"'', explicou o ex-goleiro. Costumava entrar em campo carregando uma bíblia e entregar a algum jogador, adversário ou não. Atitudes como esta, lhe rendeu o apelido ''"Goleiro de Deus"''.<br><br> Além de defender o gol do [[Galo]], João Leite defendeu também o [[América-MG|América]] mineiro e o Vitória de Guimarães, de Portugal.<br><br> Após aposentar as chuteiras, João Leite ingressou na vida política. Foi vereador em Belo Horizonte ([[1993]]/[[1994|94]]), secretário municipal de Esportes, ([[1993]]/[[1994|94]]), secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes ([[2003]]/[[2004|04]]) e idealizador dos projetos "Campos de Luz" e "Casas Lares". Autor dos projetos de lei de Incentivo ao Esporte, de criação do Conselho Estadual do Idoso, e de proibição de fumar em espaços públicos fechados no Estado, todos transformados em normas jurídicas.


== Ficha Técnica ==
== Ficha Técnica ==

Edição das 11h18min de 12 de dezembro de 2008

Biografia

João Leite da Silva Neto, mais conhecido como João Leite, é um dos maiores ídolos da história alvinegra. O ex-goleiro foi o jogador que mais atuou pelo clube, através de 684 partidas, entre 1976 e 1989, além de ter se aposentado em 1992, ao término de sua segunda passagem pelo Galo. Além disso, possui o recorde de títulos mineiros: venceu 10 vezes o campeonato estadual, além de participar da conquista da Copa Conmebol de 1992.

João Leite é filho do ex-policial Waldemar Leite e da dona de casa Geralda Leite. Evangélico, ganhou o apelido de "Arqueiro de Deus". Formado pelas categorias de base do Galo, estreiou a camisa 1 em 1976 substituindo Ortiz. Chamou a atenção por sua tranquilidade e ótima colocação em baixo das traves. Bacharel em História, foi um dos fundadores do ministério "Atletas de Cristo", fundado em 1979, onde esportistas se reúnem e participam de eventos, que ligam religião e esporte, em várias sedes espalhadas pelo Brasil e por muitos outros países do mundo. "Começou pequeno, um grupo pequeno de seguidores e depois foi ganhando força", explicou o ex-goleiro. Costumava entrar em campo carregando uma bíblia e entregar a algum jogador, adversário ou não. Atitudes como esta, lhe rendeu o apelido "Goleiro de Deus".

Além de defender o gol do Galo, João Leite defendeu também o América mineiro e o Vitória de Guimarães, de Portugal.

Após aposentar as chuteiras, João Leite ingressou na vida política. Foi vereador em Belo Horizonte (1993/94), secretário municipal de Esportes, (1993/94), secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (2003/04) e idealizador dos projetos "Campos de Luz" e "Casas Lares". Autor dos projetos de lei de Incentivo ao Esporte, de criação do Conselho Estadual do Idoso, e de proibição de fumar em espaços públicos fechados no Estado, todos transformados em normas jurídicas.

Ficha Técnica

Nome: João Leite da Silva Neto
Posição: Goleiro
Data de Nascimento: 13 de Outubro de 1955
Naturalidade: Belo Horizonte-MG
Altura: 1,85m

Carreira

Atlético - 1976/1988
Vitória de Guimarães-POR - 1989/1990
Atlético - 1991/1992

Partidas Disputadas

Retrospecto Geral

Retrospecto Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Sofridos
João Leite 684 413 176 95 453

Títulos