José do Patrocínio Vieira: mudanças entre as edições

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
== Biografia ==
== Biografia ==


Nascido na cidade mineira de Sabará em [[19 de Março|19 de março]] de [[1925]], José do Patrocínio Vieira, mais conhecido como '''Zezinho''', recebeu o apelido ainda na infância. Iniciou sua carreira no quadro infantil do [[Siderúrgica-MG|Esporte Clube Siderúrgica]] e foi promovido até chegar no quadro principal, quando assinou seu primeiro contrato como profissional, em [[1944]]. Ao fim do contrato, assinou com o [[Metalusina-MG]] e por lá ficou durante dois anos. Voltou ao seu clube inicial com o passe então mais valorizado após o [[Flamengo-RJ]] ter se interessado pelo seu futebol, entretanto, não houve acordo com a diretoria do [[Siderúrgica-MG|Siderúrgica]]. Integrou a seleção de Juiz de Fora, num amistoso contra a seleção carioca e venceu a partida por 2 a 0. Em [[1948]] assinou contrato de 2 anos com o [[Bangu-RJ|Bangu Atlético Clube]], do Rio de Janeiro. Conseguiu a quarta colocação no campeonato e foi artilheiro da equipe.
Nascido na cidade mineira de Sabará em [[19 de Março|19 de março]] de [[1925]], José do Patrocínio Vieira, mais conhecido como '''Zezinho''', recebeu o apelido ainda na infância. Iniciou sua carreira no quadro infantil do [[Siderúrgica-MG|Esporte Clube Siderúrgica]] e foi promovido até chegar na equipe principal, quando assinou seu primeiro contrato como profissional, em [[1944]]. Ao fim do contrato, assinou com o [[Metalusina-MG|Metalusina]] e por lá ficou durante dois anos. Voltou ao seu clube inicial com o passe então mais valorizado após o [[Flamengo-RJ|Flamengo]] ter se interessado pelo seu futebol, entretanto, não houve acordo com a diretoria do [[Siderúrgica-MG|Siderúrgica]]. Integrou a seleção de Juiz de Fora, num amistoso contra a seleção carioca e venceu a partida por 2 a 0. Em [[1948]] assinou contrato de 2 anos com o [[Bangu-RJ|Bangu Atlético Clube]], do Rio de Janeiro. Conseguiu a quarta colocação no campeonato e foi artilheiro da equipe.


Em [[1950]] assinou contrato por 6 meses com o Clube Atlético Mineiro e integrou a equipe na [[Campeão do Gelo|excursão pela Europa]]. No ano seguinte, assinou por um ano com o Rio Pardense, equipe da cidade de Rio Pardo, interior de São Paulo. Em [[1952]] foi para o futebol do exterior jogando na Venezuela. Retornou ao Brasil em [[1954]] e assinou contrato com a [[Portuguesa-SP]] e voltou a jogar no exterior, dessa vez no Peru. Após vencimento de seu contrato, Zezinho torna-se jogador e, posteriormente, treinador de vôleibol. Jogou e treinou em times de vôlei do Peru.   
Em [[1950]] assinou contrato por 6 meses com o Clube Atlético Mineiro e integrou a equipe na [[Campeão do Gelo|excursão pela Europa]]. No ano seguinte, assinou por um ano com o Rio Pardense, equipe da cidade de Rio Pardo, interior de São Paulo. Em [[1952]] foi para o futebol do exterior jogando na Venezuela. Retornou ao Brasil em [[1954]] e assinou contrato com a [[Portuguesa-SP|Portuguesa de Desportos]] e voltou a jogar no exterior, dessa vez no Peru. Após vencimento de seu contrato, Zezinho torna-se jogador e, posteriormente, treinador de vôleibol. Jogou e treinou em times de vôlei do Peru.   
 
Falecido em 29/09/2000


== Ficha Técnica ==
== Ficha Técnica ==
Linha 16: Linha 14:


== Carreira ==  
== Carreira ==  
{{BRAb}} {{MGb}} [[Siderúrgica-MG]] - [[1944]]/??? <br>
{{BRAb}} {{MGb}} [[Siderúrgica-MG]] - [[1944]]/??? <br>
{{BRAb}} {{MGb}} [[Metalusina-MG]] - ??? <br>
{{BRAb}} {{MGb}} [[Metalusina-MG]] - ??? <br>

Edição das 09h41min de 4 de novembro de 2009

Biografia

Nascido na cidade mineira de Sabará em 19 de março de 1925, José do Patrocínio Vieira, mais conhecido como Zezinho, recebeu o apelido ainda na infância. Iniciou sua carreira no quadro infantil do Esporte Clube Siderúrgica e foi promovido até chegar na equipe principal, quando assinou seu primeiro contrato como profissional, em 1944. Ao fim do contrato, assinou com o Metalusina e por lá ficou durante dois anos. Voltou ao seu clube inicial com o passe então mais valorizado após o Flamengo ter se interessado pelo seu futebol, entretanto, não houve acordo com a diretoria do Siderúrgica. Integrou a seleção de Juiz de Fora, num amistoso contra a seleção carioca e venceu a partida por 2 a 0. Em 1948 assinou contrato de 2 anos com o Bangu Atlético Clube, do Rio de Janeiro. Conseguiu a quarta colocação no campeonato e foi artilheiro da equipe.

Em 1950 assinou contrato por 6 meses com o Clube Atlético Mineiro e integrou a equipe na excursão pela Europa. No ano seguinte, assinou por um ano com o Rio Pardense, equipe da cidade de Rio Pardo, interior de São Paulo. Em 1952 foi para o futebol do exterior jogando na Venezuela. Retornou ao Brasil em 1954 e assinou contrato com a Portuguesa de Desportos e voltou a jogar no exterior, dessa vez no Peru. Após vencimento de seu contrato, Zezinho torna-se jogador e, posteriormente, treinador de vôleibol. Jogou e treinou em times de vôlei do Peru.

Ficha Técnica

Nome: José do Patrocínio Vieira
Posição: Atacante
Data de Nascimento: 19 de Março de 1925
Local: Sabará-MG
Data de Falecimento: 29 de Setembro de 2000

Carreira

Siderúrgica-MG - 1944/???
Metalusina-MG - ???
Bangu-RJ - ???
Atlético - 1950
Rio Pardense-SP - 1951

Partidas Disputadas

Títulos

Fonte

  • Revista Grandes Clubes Brasileiros
  • VIEIRA, José do Patrocínio. Diário de um Craque.