Bernard Anício Caldeira Duarte

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopédia Galo Digital
Ir para: navegação, pesquisa
Bernard
8438076691_9c1ab8df28.jpg
Informações pessoais
Nome completo Bernard Anício Caldeira Duarte
Data de nasc. 8 de setembro de 1992 (25 anos)
Local de nasc. Belo Horizonte-MG Bandeira de Minas Gerais.png, Brasil Brasil.png
Apelido(s) Bernard
Ben10
Informações profissionais
Clube atual Ucrania.png Shakhtar Donetsk-UCR (2013-atualmente)
Número 11
Posição Meio-Campo
Revelado por Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Atlético (2008)
Princ. clubes Atlético, Seleção Brasileira e Shakhtar Donetsk.
Total de jogos pelo Galo
Jogos 100
Gols 22
Estreia CAM 1 x 1 Uberaba-MG - 23/03/2011
Último jogo CAM 1 x 2 Atlético-PR - 31/07/2013
Vitórias 56
Empates 21
Derrotas 23
Títulos Campeonatos Mineiros de 2012 e 2013
Copa Libertadores da América de 2013
Atualizado em 25 de janeiro de 2014


Biografia

<flickr>9190573155|m|left|thumb|Bernard comemora o gol do título da Taça BH.</flickr>

Bernard Anício Caldeira Duarte, mais conhecido como Bernard, é um meio-campista revelado nas categorias de base do Atlético. Chegou às categorias de base do Atlético em 2008 na equipe juvenil. Integrou também o grupo júnior, até ser repassado em 2010 ao Democrata de Sete Lagoas em uma parceria dos dois clubes. Com 14 gols, foi o artilheiro do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão e despertou interesse do técnico Dorival Júnior, que chamou o jogador para integrar o grupo profissional do Galo na temporada de 2011[1].

Durante boa parte da temporada, dividiu as atenções entre o grupo principal e o júnior. No time de baixo, foi o capitão, campeão e melhor jogador do Torneio ICGT disputado pelo Atlético na Holanda. Já nos meses de julho e agosto, fez parte da campanha do pentacampeonato da Taça BH de Futebol Júnior. Foi dele o gol que garantiu o título na decisão contra o Fluminense.

Profissional

Com a saída do técnico Dorival Júnior e a chegada de Cuca, o meia-atacante passou a ter mais chances no time titular. Na reta final do Campeonato Brasileiro, tornou titular absoluto da equipe, sempre oferecendo perigo aos adversários com jogadas em velocidades e em profundidade pelas pontas. Ao final da temporada, foi eleito a revelação do ano do Troféu Guará, prêmio concedido aos melhores jogadores do futebol mineiro no ano. Segundo empresa Pluri Consultoria, o atleta teve uma valorização superior a 500% somente no ano de 2011[2][3].

Para o ano de 2012, o meia iniciou mirando os Jogos Olímpicos de Londres. “Eu tenho essa oportunidade de ter idade olímpica. O que me resta é trabalhar e não perder o foco. O que eu produzir no Galo será importante porque me dará um respaldo. Olimpíada seria algo extraordinário.”, declarou o jogador à Rádio Itatiaia.[4]. A consequência da boa temporada de 2011 foi uma lembrança de Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira, na lista de pré-convocados para as Olimpíadas de Londres. O comandante da Seleção anunciou uma pré-lista de 52 jogadores e o jovem meio-campista alvinegro está presente[5]. Logo na primeira partida do Galo na temporada, o jogador marcou um belo gol de falta na vitória sobre o Boa Esporte, o primeiro como profissional pelo Atlético. Na terceira rodada do Campeonato Mineiro, marcou mais um gol, mas desta vez, sobre a Caldense. Na mesma partida, teve uma contusão que o afastou dos gramados por dois meses. Decisivo na reta final do Estadual, marcou dois gols na final contra o América, garantindo o 41° título para o Atlético.

Logo na sequência, começou muito bem no Campeonato Brasileiro. Com jogadas envolventes e passes que resultaram em gols, o atleta conseguiu ser o destaque da 6ª rodada do torneio. Logo no jogo seguinte, fez uma linda jogada que resultou no gol da vitória do clube sobre o Grêmio no Olímpico. O feito foi tão espetacular que o lance teve repercussão mundial e teve até destaque no site da FIFA[6][7][8][9][10].

Suas belas jogadas no torneio nacional tiveram sequência e em seu 50° jogo com a camisa do Galo, marcou um gol de placa na goleada do Atlético sobre o Sport Recife na Ilha do Retiro. Na entrada da grande área, Bernard viu o goleiro Magrão adiantado e deu um toque sutil por cobertura, fechando o placar da partida em 4 a 1. Já no dia 9 de setembro de 2012, marcou duas vezes na vitória do Atlético sobre o Palmeiras por 3 a 0. No terceiro gol do jogo, o atacante acreditou no lançamento do goleiro Victor, apareceu entre o zagueiro e o goleiro alviverde e num toque sutil tirou os dois defensores da jogada e completou para o fundo das redes.

O bom momento do jogador acabou o colocando pela primeira vez em uma convocação da Seleção Brasileira principal. O anúncio foi feito pelo técnico Mano Menezes para dois amistosos contra a Argentina[11][12].

Após a sua convocação, o Atlético confirmou a prorrogação de seu contrato até o ano de 2017[13][14]. O baixinho velocista do Galo entrou no final da partida contra a Argentina e viu de perto a conquista do Superclássico das Américas, na decisão por pênaltis.

<flickr>9190572605|left|thumb|Com 3 gols marcados, Bernard arrasa o Arsenal na Argentina pela Copa Libertadores de 2013.</flickr>

A reta final do Brasileirão não poderia ser melhor para Bernard. Na última rodada, marcou seu 1° gol contra o maior rival, conquistou a artilharia do clube no Nacional e na temporada. Além disso, foi destaque em toda imprensa mundial, sendo capa do site da FIFA após a espetacular vitória do Atlético sobre o Fluminense por 3 a 2[15]. E por fim, faturou o prêmio de revelação do campeonato na Bola de Prata da Revista Placar e no prêmio Craques do Brasileirão da CBF[16]. Em âmbito estadual, carimbou presença na seleção do Troféu Guará com larga vantagem para os adversários.

A virada de ano foi para consolidar de vez a qualidade do jogador defendendo o Atlético. Em sua primeira partida fora do Brasil, o camisa 11 não perdoou a equipe do Arsenal de Sarandí e marcou 3 gols[17][18]. Após o confronto, o meia-atacante afirmou que este jogaria ficaria marcado para sempre em sua carreira. "Vai ficar marcado, jogador que faz três gols em uma partida é diferente, para mim não será diferente, vai ficar marcado, ajudei o Atlético a conquistar a vitória na Libertadores, estou feliz por ajudar o Atlético a conseguir a vitória e principalmente pelos meus gols", vibrou Bernard[19]. Ao longo da competição sul-americana e do Campeonato Mineiro, o jogador sobrava dentro de campo e chamava a atenção por onde passava. Mas na partida contra o Tupi, em uma dividida com o defensor do clube do interior, Bernard caiu de mal jeito e acabou lesionando o ombro, fato que o afastou por mais de um mês dos gramados. Posteriormente, o técnico da Seleção Brasileira, Luís Felipe Scolari, afirmou que o atleta do Galo foi cortado de suas convocações devido a lesão. Após a recuperação, o meia voltou a jogar em grande nível e foi convocado para a Copa das Confederações pelo comandante da amarelinha[20]. Sem acreditar, o jogador agradeceu Scolari, ao elenco do Atlético e o técnico Cuca. "Nem acreditei quando ouvi meu nome na lista de convocados para a Copa das Confederações! Estou muito feliz!! Agradeço ao Felipão pela confiança e prometo trabalhar muito duro para defender as cores do Brasil. Devo isso ao Clube Atlético Mineiro, ao professor Cuca e aos meus parceiros de clube, que me dão totais condições para realizar meu trabalho. Valeu, galera. Só alegria", festejou o meia[21][22][23].

O meia foi decisivo na reta final da Copa Libertadores. No jogo de volta contra o Newell's, o jogador marcou o primeiro gol que abriu a vitória no Independência. Na grande decisão do torneio, deu assistência que garantiu a prorrogação do jogo e terminou os 120 minutos se arrastando em campo, com muita câimbra, mas com excesso de raça e vontade. Após a conquista do torneio continental, Bernard fez sua última partida e seu último gol com a camisa do Atlético na derrota para o Atlético Paranaense por 2 a 1. Uma semana depois, o Atlético oficializava a venda da joia por R$ 77 milhões ao Shakhtar Donetsk da Ucrânia[24]. Em sua despedida do clube, o camisa 11 chorou e afirmou que se dependesse dele, faria um contrato vitalício com o Atlético e deseja o retorno ao clube. "A torcida do Atlético-MG fez tudo por mim. O carinho que ela teve comigo foi algo que eu não tinha visto ainda. Se hoje eu estou saindo do Atlético-MG é pela ajuda que a torcida me deu. Tenho que agradecer a Deus de ter tido a oportunidade de vestir essa camisa. Tenho certeza que não acaba por aqui. Quero deixar um até logo, porque é uma coisa que quero dar sequência. Tenho desejo e sonho de voltar. O lado triste é o carinho que eu tenho por esse clube, meus amigos. Se fosse por desejo meu, eu queria ficar aqui e fazer um contrato vitalício, mas infelizmente são coisas que acontecem dentro do futebol.", afirmou Bernard[25][26]

Seleção Brasileira

<flickr>9193368220|right|thumb|m|Bernard é ovacionado pela torcida no Mineirão contra o Uruguai.</flickr>

Embora tenha jogado poucos minutos contra a Argentina no Superclássico das Américas de 2012, foi na Copa das Confederações que Bernard se firmou de vez no grupo da Seleção Brasileira. Camisa 20 e inicialmente o reserva do craque Neymar, o jogador começou a ser elogiado com frequência pelo técnico Luís Felipe Scolari ao longo da competição. Após a segunda partida contra o México, o comandante rasgou elogios ao jovem atleticano. "Estou doidinho para colocar o Bernard. Nossa Senhora! Que alegria nas pernas tem aquele guri!", afirmou Scolari[27]. E sua primeira oportunidade em uma partida oficial pela FIFA aconteceu contra a Itália em Salvador. Aos 24 minutos da etapa final, o atacante entrou no lugar de Neymar e iniciou a jogada do quarto gol do Brasil, convertido por Fred. Já na semifinal contra o Uruguai, o Brasil não atuava bem e Felipão decidiu arriscar em colocar o jogador, que era pedido em coro pelos torcedores no Mineirão. Logo em seus primeiros minutos em campo, o jovem incendiou a partida com belas jogadas e chamando mais uma vez a atenção do técnico. "Nós sempre estamos passando a vocês e ao povo do Brasil é que nosso time ainda é um time em formação. Tu tens que recorrer a situações inadmissíveis para qualquer outro treinador do mundo, ou seja, colocar menino de 20 anos, como Bernard numa fogueira como hoje, porque precisava. Mas, a gente tem amadurecer também um menino desse, para saber se ele é aquilo que nós imaginamos. Posso dizer: É. É muito bom, entra não sente, é fantástico. Isso é amadurecimento da equipe. E esse amadurecimento é de equipes como contra Itália, Uruguai.", destacou o técnico[28]. Na decisão contra o Espanha, o Brasil aplicou um massacre e venceu por 3 a 0, com show de Fred e Neymar. Mesmo não tendo entrado na partida final, o camisa 20 deixou a competição com boas impressões tanto para a comissão técnica quanto para os torcedores. Para muitos comentaristas de futebol, Bernard seria nome certo para a Copa do Mundo de 2014. Mesmo atuando no futebol ucraniano, que não possui muita visibilidade, continuou sendo convocado por Scolari e teve seu nome confirmado na lista dos 23 logo em maio de 2014. O ex-atleticano foi o jogador mais jovem da lista de Felipão. Na estreia do Brasil contra a Croácia, entrou aos 23 minutos e deu movimentação ao time. Já no segundo jogo, voltou no intervalo no lugar de Ramires, mas teve atuação discreta. Sua terceira participação se deu na semifinal contra a Alemanha. Sem Neymar, lesionado, Felipão optou por Bernard como titular no Mineirão. O Brasil acabou levando uma goleada histórica de 7 a 1 e deu adeus ao sonho do hexa.

Ficha Técnica

Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte
Posição: Meio-campo
Data de Nascimento: 8 de setembro de 1992
Naturalidade: Belo Horizonte-MG

Carreira

Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Atlético (Cat. de base) - 2008/2010
Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Democrata/SL-MG - 2010
Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Atlético - 2011/2013
Ucrania.png Shakhtar Donetsk-UCR - 2013/2015


Brasil.png Seleção Brasileira - 2012/2014

Multimídia

07/08/2011 - Atlético é pentacampeão da Taça BH:

29/07/2012 - Bernard conta sua história no Esporte Espetacular:

25/10/2012 - Atacante é destaque na imprensa francesa:

03/12/2012 - Bernard é eleito a revelação do Campeonato Brasileiro 2012:

2012 - Jogadas e gols de Bernard pelo Atlético:

17/09/2012 - Bernard em sua primeira entrevista pela Seleção Brasileira:

07/05/2013 - Felipão convoca Bernard para a Copa das Confederações de 2013:

20/05/2014 - Série do Jornal Nacional sobre os convocados para a Copa do Mundo de 2014:

Partidas Disputadas

Ano 2011

201111 - 23/03/2011 - Atlético 1 x 1 Uberaba-MG - Campeonato Mineiro
201112 - 31/03/2011 - Grêmio Prudente-SP 2 x 1 Atlético - Copa do Brasil
201115 - 10/04/2011 - Caldense-MG 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
201119 - 08/05/2011 - Atlético 2 x 1 Cruzeiro-MG - Campeonato Mineiro
201120 - 15/05/2011 - Cruzeiro-MG 2 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro
201121 - 21/05/2011 - Atlético 3 x 0 Atlético-PR - Campeonato Brasileiro
201128 - 06/07/2011 - Ceará-CE 3 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201137 - 14/08/2011 - Coritiba-PR 3 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201138 - 17/08/2011 - Atlético 2 x 3 Corinthians-SP - Campeonato Brasileiro
201139 - 20/08/2011 - Botafogo-RJ 3 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201142 - 31/08/2011 - Atlético-PR 0 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201143 - 03/09/2011 - Atlético 2 x 0 Avaí-SC - Campeonato Brasileiro
201144 - 07/09/2011 - São Paulo-SP 2 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201145 - 11/09/2011 - Atlético 2 x 0 Bahia-BA - Campeonato Brasileiro
201146 - 17/09/2011 - Atlético-GO 1 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201147 - 21/09/2011 - Atlético 1 x 1 Flamengo-RJ - Campeonato Brasileiro
201148 - 25/09/2011 - Internacional-RS 2 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201149 - 02/10/2011 - Atlético 1 x 1 Ceará-CE - Campeonato Brasileiro
201150 - 08/10/2011 - América-MG 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201151 - 13/10/2011 - Atlético 2 x 1 Santos-SP - Campeonato Brasileiro
201153 - 22/10/2011 - Fluminense-RJ 0 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro
201154 - 30/10/2011 - Atlético 2 x 1 Palmeiras-SP - Campeonato Brasileiro
201155 - 05/11/2011 - Atlético 2 x 0 Grêmio-RS - Campeonato Brasileiro
201156 - 12/11/2011 - Figueirense-SC 2 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201157 - 17/11/2011 - Atlético 2 x 1 Coritiba-PR - Campeonato Brasileiro
201158 - 20/11/2011 - Corinthians-SP 2 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201159 - 27/11/2011 - Atlético 4 x 0 Botafogo-RJ - Campeonato Brasileiro
201160 - 04/12/2011 - Cruzeiro-MG 6 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro

Ano 2012

201201 - 29/01/2012 - Atlético 2 x 0 Boa Esporte-MG - Campeonato Mineiro Bola de Futebol.png
201202 - 05/02/2012 - América/TO-MG 1 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
201203 - 11/02/2012 - Atlético 2 x 0 Caldense-MG - Campeonato Mineiro Bola de Futebol.png
201211 - 08/04/2012 - Atlético 2 x 2 Cruzeiro-MG - Campeonato Mineiro
201212 - 11/04/2012 - Penarol-AM 0 x 5 Atlético - Copa do Brasil
201213 - 15/04/2012 - Tupi-MG 0 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro
201214 - 22/04/2012 - Tupi-MG 1 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
201216 - 28/04/2012 - Atlético 1 x 0 Tupi-MG - Campeonato Mineiro
201218 - 06/05/2012 - América-MG 1 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
201219 - 13/05/2012 - Atlético 3 x 0 América-MG - Campeonato Mineiro Bola de Futebol.png Bola de Futebol.png
201220 - 20/05/2012 - Ponte Preta-SP 0 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201221 - 27/05/2012 - Atlético 1 x 0 Corinthians-SP - Campeonato Brasileiro
201222 - 06/06/2012 - Atlético 1 x 1 Bahia-BA - Campeonato Brasileiro
201223 - 09/06/2012 - Palmeiras-SP 0 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201224 - 17/06/2012 - São Paulo-SP 1 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201225 - 23/06/2012 - Atlético 5 x 1 Náutico-PE - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201226 - 01/07/2012 - Grêmio-RS 0 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201227 - 08/07/2012 - Atlético 2 x 0 Portuguesa-SP - Campeonato Brasileiro
201228 - 14/07/2012 - Figueirense-SC 3 x 4 Atlético - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201229 - 18/07/2012 - Atlético 3 x 1 Internacional-RS - Campeonato Brasileiro
201230 - 21/07/2012 - Sport-PE 1 x 4 Atlético - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201231 - 26/07/2012 - Atlético 2 x 0 Santos-SP - Campeonato Brasileiro
201232 - 29/07/2012 - Fluminense-RJ 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201233 - 09/08/2012 - Atlético 1 x 0 Coritiba-PR - Campeonato Brasileiro
201234 - 12/08/2012 - Atlético 1 x 0 Vasco-RJ - Campeonato Brasileiro
201235 - 15/08/2012 - Atlético-GO 1 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201236 - 19/08/2012 - Atlético 3 x 2 Botafogo-RJ - Campeonato Brasileiro
201237 - 26/08/2012 - Cruzeiro-MG 2 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro
201239 - 02/09/2012 - Corinthians-SP 1 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201240 - 05/09/2012 - Bahia-BA 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201241 - 09/09/2012 - Atlético 3 x 0 Palmeiras-SP - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png Bola de Futebol.png
201242 - 12/09/2012 - Atlético 1 x 0 São Paulo-SP - Campeonato Brasileiro
201243 - 15/09/2012 - Náutico-PE 1 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201244 - 23/09/2012 - Atlético 0 x 0 Grêmio-RS - Campeonato Brasileiro
201246 - 29/09/2012 - Portuguesa-SP 1 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201247 - 06/10/2012 - Atlético 6 x 0 Figueirense-SC - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201248 - 10/10/2012 - Internacional-RS 3 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201249 - 14/10/2012 - Atlético 2 x 1 Sport-PE - Campeonato Brasileiro
201250 - 17/10/2012 - Santos-SP 2 x 2 Atlético - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201251 - 21/10/2012 - Atlético 3 x 2 Fluminense-RJ - Campeonato Brasileiro
201252 - 31/10/2012 - Atlético 1 x 1 Flamengo-RJ - Campeonato Brasileiro
201253 - 04/11/2012 - Coritiba-PR 1 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
201254 - 11/11/2012 - Vasco-RJ 1 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201255 - 18/11/2012 - Atlético 2 x 2 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro
201256 - 25/11/2012 - Botafogo-RJ 2 x 3 Atlético - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png
201257 - 02/12/2012 - Atlético 3 x 2 Cruzeiro-MG - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png

Ano 2013

201301 - 03/02/2013 - Cruzeiro-MG 2 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
201302 - 06/02/2013 - Tombense-MG 1 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
201303 - 13/02/2013 - Atlético 2 x 1 São Paulo-SP - Copa Libertadores da América
201304 - 17/02/2013 - Atlético 3 x 0 Araxá-MG - Campeonato Mineiro Bola de Futebol.png
201305 - 26/02/2013 - Arsenal-ARG 2 x 5 Atlético - Copa Libertadores da América Bola de Futebol.png Bola de Futebol.png Bola de Futebol.png
201307 - 07/03/2013 - Atlético 2 x 1 The Strongest-BOL - Copa Libertadores da América
201308 - 13/03/2013 - The Strongest-BOL 1 x 2 Atlético - Copa Libertadores da América
201309 - 17/03/2013 - Atlético 5 x 2 América-MG - Campeonato Mineiro
201310 - 20/03/2013 - América/TO-MG 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
201311 - 24/03/2013 - Nacional/NS-MG 1 x 3 Atlético - Campeonato Mineiro Bola de Futebol.png
201312 - 31/03/2013 - Atlético 4 x 1 Tupi-MG - Campeonato Mineiro
201318 - 27/04/2013 - Tombense-MG 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
201319 - 02/05/2013 - São Paulo-SP 1 x 2 Atlético - Copa Libertadores da América
201320 - 05/05/2013 - Atlético 5 x 1 Tombense-MG - Campeonato Mineiro
201321 - 08/05/2013 - Atlético 4 x 1 São Paulo-SP - Copa Libertadores da América
201322 - 12/05/2013 - Atlético 3 x 0 Cruzeiro-MG - Campeonato Mineiro
201323 - 19/05/2013 - Cruzeiro-MG 2 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
201324 - 23/05/2013 - Tijuana-MEX 2 x 2 Atlético - Copa Libertadores da América
201325 - 26/05/2013 - Coritiba-PR 2 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201326 - 30/05/2013 - Atlético 1 x 1 Tijuana-MEX - Copa Libertadores da América
201331 - 03/07/2013 - Newell's Old Boys-ARG 2 x 0 Atlético - Copa Libertadores da América
201333 - 10/07/2013 - Atlético 2 x 0 Newell's Old Boys-ARG - Copa Libertadores da América Bola de Futebol.png
201334 - 14/07/2013 - Corinthians-SP 0 x 1 Atlético - Campeonato Brasileiro
201336 - 24/07/2013 - Atlético 2 x 0 Olímpia-PAR - Copa Libertadores da América
201338 - 31/07/2013 - Atlético 1 x 2 Atlético-PR - Campeonato Brasileiro Bola de Futebol.png

Títulos

2011 - Holanda.png Torneio ICGT (Júnior) - Atlético
2011 - Brasil.png Taça BH de Futebol Júnior 2011 (Júnior) - Atlético
2012 - Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Campeonato Mineiro - Atlético
2012 - Brasil.png/Argentina.png Superclássico das Américas - Seleção Brasileira
2013 - Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Campeonato Mineiro - Atlético
2013 - Planeta.png Copa das Confederações - Seleção Brasileira

Outros

2010 - Holanda.png Craque do Torneio ICGT - Atlético (Júnior)
2011 - Holanda.png Craque do Torneio ICGT - Atlético (Júnior)
2011 - Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Melhor meia do Troféu Guará - Atlético
2011 - Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Revelação do ano do Troféu Guará - Atlético
2012 - Brasil.png Revelação do ano do Troféu Craques do Brasileirão - Atlético
2012 - Brasil.png Bolinha de Prata da Revista Placar - Atlético
2012 - Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Melhor atacante do Troféu Guará - Atlético
2012 - Brasil.png Vice-Campeonato Brasileiro - Atlético
2013 - Conmebol Logo.png Copa Libertadores da América - Atlético
2014 - Planeta.png 4° lugar Copa do Mundo - Seleção Brasileira

Artilharias

2010 - Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Campeonato Mineiro 2ª Divisão - Democrata/SL-MG - 14 gols

Ligações Externas

Referências

  1. Além de reforços, Dorival Júnior vai receber jogadores da categoria de base, acesso em 23 de março de 2011.
  2. Empresa de consultoria aponta valorização de Bernard superior a 500%, acesso em 10 de janeiro de 2012.
  3. Bernard, do Atlético-MG, está em alta no mercado, acesso em 10 de janeiro de 2012.
  4. Fillipe Soutto e Bernard e o projeto Olímpico de 2012, acesso em 10 de janeiro de 2012.
  5. Quatro mineiros na pré-lista de Mano Menezes para a Olimpíada de Londres, acesso em 28 de março de 2012.
  6. Golaço leva Galo ao topo, acesso em 4 de julho de 2012.
  7. Dono de bonita jogada na rodada, Bernard festeja 'momento único', acesso em 4 de julho de 2012.
  8. Bernard comemora bela jogada e sonha com título do Atlético-MG, acesso em 4 de julho de 2012.
  9. Bernard aplica jogada de fazer inveja a Ronaldinho, acesso em 4 de julho de 2012.
  10. Golaço de Jô em jogada de Bernard é destaque na imprensa mundial, acesso em 4 de julho de 2012.
  11. Bernard, Marcos Rocha e Réver são convocados para a Seleção Brasileira, acesso em 11 de setembro de 2012.
  12. Marcos Rocha e Bernard superaram obstáculos no Galo até chegarem à Seleção, acesso em 11 de setembro de 2012.
  13. Contrato de Bernard com o Atlético é renovado e agora vale até o fim de 2017, acesso em 11 de setembro de 2012.
  14. Revelação do Atlético-MG, Bernard tem contrato renovado até 2017, acesso em 11 de setembro de 2012.
  15. Revelação do Galo ganha destaque no site da Fifa: "Bernard, entre os grandes", acesso em 3 de janeiro de 2013.
  16. Revelação Bernard comemora conquista e ótimo ano, acesso em 3 de janeiro de 2013.
  17. Impiedoso, Bernard marca três vezes, e Galo goleia o Arsenal-ARG, acesso em 15 de maio de 2013.
  18. No primeiro jogo internacional pelo Galo, Bernard brilha com três gols marcados, acesso em 15 de maio de 2013.
  19. Bernard diz que 1º jogo internacional pelo Atlético-MG ficará marcado por ter feito 3 gols, acesso em 15 de maio de 2013.
  20. Bernard é a grande surpresa para a lista do Brasil para a Copa das Confederações, acesso em 15 de maio de 2013.
  21. Bernard "nem acredita" em convocação para Copa das Confederações, acesso em 15 de maio de 2013.
  22. Bernard dedica convocação a Atlético-MG e técnico Cuca, acesso em 15 de maio de 2013.
  23. Bernard dedica convocação a Atlético-MG e técnico Cuca, acesso em 15 de maio de 2013.
  24. Oficial: Shakhtar anuncia contratação de Bernard por R$ 77 milhões, acesso em 22 de agosto de 2013.
  25. Bernard diz: "por mim, faria contrato vitalício com Atlético-MG", acesso em 22 de agosto de 2013.
  26. No adeus, Bernard fala da saudade do Galo: 'Queria um contrato vitalício', acesso em 22 de agosto de 2013.
  27. Bernard ganha simpatia do técnico Luiz Felipe Scolari: "Tem alegria nas pernas", acesso em 2 de julho de 2013
  28. Bernard ganha moral com Felipão e é chamado de "fantástico" pelo treinador, acesso em 2 de julho de 2013